Câmara de Castelo Branco vai construir ETAR em Almaceda
ambiente

Câmara de Castelo Branco vai construir ETAR em Almaceda

A Câmara de Castelo Branco vai construir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Almaceda, um investimento de 1,1 milhões de euros que vai servir três centenas de pessoas, noticiou a agência Lusa.

Segundo o município de Castelo Branco, em causa está a existência de uma fossa sética com capacidade de tratamento reduzida, que acaba por levar a que a quantidade de saneamento extravase e seja lançado, sem tratamento, na ribeira de Almaceda, cujo curso natural foi aproveitado para criar o açude que dá origem à praia fluvial.

“Há 16 anos que se procurava uma solução para um grave problema ambiental e um problema de desconforto que afeta a qualidade de vida desta população, para o qual apresentámos finalmente um projeto inovador, de última geração, que nos permite, além disso, levar o sistema de saneamento por via pública, libertando as propriedades privadas”, explicou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.

O projeto já tem autorização por parecer prévio da Agência Portuguesa para o Ambiente (APA), sobretudo no que toca às condicionantes de intervenção no leito do rio, e vai entrar em fase de execução de obra, cujo prazo previsto é entre sete e oito meses.

O valor base da empreitada é de 1,1 milhões de euros e o sistema está preparado para dar resposta às exigências ambientais legais ditadas pela União Europeia relativamente a meios de descarga.

“Quanto ao meio recetor, este sistema permitirá ter um afluente com um padrão de qualidade de água muito avançado”, sintetizou a autarquia.

A ETAR vai servir mais de três centenas de habitantes da freguesia de Almaceda.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.