
EDP Renováveis vende créditos fiscais de 211 milhões de euros a subsidiária da Google
A EDP Renováveis estabeleceu um acordo com uma subsidiária da Google para a venda de um crédito fiscal sobre o parque eólico Waverly (199 megawatts) que está em construção no estado do Kansas, nos Estados Unidos da América, e que permitirá à empresa encaixar 240 milhões de dólares (211 milhões de euros).
Segundo o acordo de financiamento “tax equity” (um instrumento que os Estados Unidos estão a usar como forma de ajudar a financiar empresas promovendo o uso de energia limpa no país) o encaixe irá ocorrer em data próxima ao início das operações, previsto até ao fim de 2015, divulgou esta semana a EDP Renováveis.
A parceria estabelecida com a Google é o maior acordo institucional da EDP Renováveis, atendendo a que engloba um único projecto eólico. Esta acção permite uma “utilização eficiente dos benefícios fiscais gerados pelo projecto aumentando a rentabilidade e criação de valor do mesmo”.
A produção gerada neste parque será vendida através de um Contrato de Aquisição de Energia (CAE) a 20 anos. A empresa consegue desta forma financiar-se sem recorrer à banca, passando para a Google o direito a receber todos os créditos fiscais gerados pelo projecto no Kansas, onde a EDP Renováveis já tem um outro parque (201 MW - Meridian Way Wind Farm), que entrou em operação no final de 2008.
A.S.