
"Electrão Empresas " recolhe mais de 108 toneladas de equipamentos elétricos usados e de pilhas e baterias em 2023
A campanha “Electrão Empresas”, promovida em colaboração com a Samsung e com os respetivos centros técnicos parceiros, permitiu, ao longo dos últimos cinco anos, apoiar dezenas de instituições e distribuir apoios ao setor social que ultrapassaram os 50 mil euros, anunciou a entidade gestora em comunicado.
Em 2023, foram recolhidas mais de 108 toneladas de equipamentos elétricos usados e de pilhas e baterias, que foram enviados para reciclagem e convertidos num apoio de cerca de 10 mil euros a distribuir por 18 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A iniciativa alia as vertentes da sustentabilidade ambiental e social, com o objetivo de promover a recolha de pilhas e baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, visando envolver empresas e cidadãos para reunir e encaminhar corretamente estes equipamentos para reciclagem, sendo os seus benefícios canalizados para causas sociais.
"Por cada tonelada de resíduos recolhida e enviada para reciclagem são doados 100 euros a uma IPSS. Os centros técnicos e parceiros da Samsung podem escolher as instituições beneficiárias. Os centros são responsáveis pela recolha destes resíduos e o Electrão garante depois o seu encaminhamento para unidades de reciclagem", esclarece a nota de imprensa. "A elevada adesão registada ao projeto demostra um empenho cada vez maior dos centros técnicos e das comunidades que se unem para apoiar as várias causas", é, depois, acrescentado.
A Beiratrónica, em Mortágua, foi o estabelecimento que recolheu mais equipamentos elétricos no âmbito da campanha. As mais de 30 toneladas reunidas foram convertidas em três mil euros a atribuir à Escola de Cães Guia de Mortágua.
Ao longo das várias edições já foram apoiadas instituições como a ATR – Associação Tira-me da Rua, a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph, a AFID Diferença, a Associação SOS Voz Amiga, entre outras.