Eletrificação é prioridade para impulsionar reciclagem em Portugal
Sandra Silva, COO da Veolia Portugal para Resíduos, defendeu que a eletrificação será a grande prioridade para o setor da reciclagem nos próximos anos, devido à crescente necessidade de recuperar matérias-primas críticas. "Com o mundo a basear a descarbonização na eletrificação, teremos uma quantidade significativa de resíduos associados, como painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e equipamentos elétricos e eletrónicos", afirmou, alertando para a dependência europeia de matérias-primas que só a reciclagem pode mitigar.
Por outro lado, Sandra Silva identificou os licenciamentos como o principal entrave ao avanço do setor. "É crucial que os licenciamentos sejam céleres para que os investimentos possam avançar rapidamente e entrar em operação", destacou.
Sandra Silva participou como oradora no painel XIV – ‘Alavancar a indústria da reciclagem’, do 18.º Fórum Resíduos, que teve início esta segunda-feira, dia 2 de dezembro.
O debate teve ainda como oradores Luís Realista, Administrador na AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética; e Manuel Simões, Diretor-Geral da ECODEAL – Gestão Integral de Resíduos Industriais.
A moderação ficou a cargo de Graça Martinho, Professora Catedrática da NOVA FCT.
O 18.º Fórum Resíduos é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 28 e 29 de novembro.