
Em novembro, a Semana de Ambiente debate todos os temas que estão no topo das preocupações
Ter acesso a informação que permite identificar os fatores e as tendências que vão condicionar e influenciar as áreas do Ambiente — seja na Água, nos Resíduos ou na Energia — é o que anualmente a Semana de Ambiente proporciona a qualquer profissional ou empresa.
De 13 a 20 de novembro, está marcado o próximo encontro, onde serão escrutinados e analisados os dossiês e temas que vão marcar as três áreas do Ambiente em 2026, abordados sem tabus e colocando nas discussões as diferentes perspetivas, sem evitar questões.
Este é um exercício em muitos aspetos único em Portugal que só o jornal Água&Ambiente Online garante há quase três décadas.
Estratégia para o setor em debate na Água
No arranque de seis dias de animados debates, a 20.ª Expo Conferência da Água, agendada para 13 e 14 de novembro, será o palco para avaliar as prioridades traçadas na estratégia Água que Une, mobilizando diferentes setores, e interrogando as possibilidades de financiamento que poderão tornar realidade o que até agora só existe no papel. Para as entidades gestoras de serviços de água, as atenções estarão também centradas noutro assunto que deverá marcar a agenda dos municípios em 2026: a definição e implementação do novo regulamento tarifário para a água.
Resíduos: evitar o esgotamento dos aterros
No 19.º Fórum Resíduos, que se realiza nos dias 17 e 18 novembro, o foco irá estar na implementação do Plano TERRA - Transformação Eficiente de Resíduos em Recursos Ambientais, quer nas ações previstas para evitar o esgotamento precoce de aterros sanitários, quer nos investimentos preconizados para precaver que o setor não volta a estar em estado de emergência. Não nos ficaremos apenas pelo fim de linha: a recolha seletiva de biorresíduos e de novos fluxos sustentados pela responsabilidade alargada do produtor estarão igualmente em plano de destaque.
Garantir a segurança de abastecimento na Energia
A fechar uma semana intensa, o 13.º Fórum Energia, previsto para 19 e 20 novembro, será o lugar certo para analisar, em detalhe, as lições a retirar do apagão elétrico de 28 de abril para assegurar que a segurança da rede e de abastecimento não sai fragilizada à medida que o país atinge os almejados objetivos de transição energética. E porque a eletricidade não resolve todos os problemas, queremos também focar os desafios que ainda se colocam ao desenvolvimento do mercado de gases renováveis, explorando as questões concretas que obstaculizam a concretização de projetos de biometano e de hidrogénio verde.
Já sabe, na segunda semana de novembro, todos os caminhos vão dar à Semana de Ambiente, que regressa ao Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, para colocar na agenda os temas que mais interessam a quem trabalha, diariamente, nas áreas da Água, Energia e Resíduos, ajudando a prestar serviços essenciais, a cumprir metas ambientais e a desenvolver o País.
Marque já na sua agenda!
Aproveite: todas as inscrições realizadas até ao dia 31 de julho beneficiam de um desconto especial de até 25%
Inscreva-se aqui:
Para mais informações siga-nos no Linkedin!