ERSE lança consulta pública sobre plano de investimento na rede nacional de gás
energia

ERSE lança consulta pública sobre plano de investimento na rede nacional de gás

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) colocou esta terça-feira em consulta pública a proposta de Plano Decenal Indicativo de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Transporte, Infraestruturas de Armazenamento e Terminais de GNL (PDIRG 2025), referente ao período de 2026 a 2035. O documento, elaborado pela REN Gasodutos, enquanto operadora da Rede Nacional de Transporte de Gás (RNTG), prevê um investimento total de 472,7 milhões de euros.

Segundo o comunicado da ERSE, a proposta inclui projetos em três infraestruturas principais: a Rede Nacional de Transporte de Gás, o Terminal de GNL de Sines e o Armazenamento Subterrâneo do Carriço. Os investimentos estão divididos em quatro blocos: projetos base (225,4 milhões de euros), construção de novas cavidades de armazenamento (98,6 milhões), iniciativas de mistura de gás natural com hidrogénio (111,2 milhões) e integração de biometano na rede (38 milhões).

A consulta pública decorrerá por um período de 30 dias úteis. No final desse prazo, a ERSE elaborará um relatório no prazo de 22 dias, seguido da emissão de parecer, até 30 dias após a conclusão do relatório. Este parecer, embora não vinculativo, poderá incluir alterações à proposta apresentada pela REN Gasodutos.

A decisão final sobre a aprovação do PDIRG 2025 cabe ao membro do Governo responsável pela área da energia. Os interessados poderão enviar os seus contributos até 20 de junho de 2025.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.