Eurodeputados aceleram votação para reclassificar proteção do lobo na União Europeia
ambiente

Eurodeputados aceleram votação para reclassificar proteção do lobo na União Europeia

O Parlamento Europeu decidiu acelerar o processo de revisão do estatuto de proteção do lobo na União, iniciando esta semana uma votação decisiva sobre a matéria. De acordo com um comunicado de imprensa do Parlamento Europeu, na terça‑feira, os eurodeputados aprovaram, por votação aberta, o recurso ao procedimento de urgência para analisar uma proposta de alteração à Diretiva Habitats. 

Se for adotada, a iniciativa mudará o estatuto do lobo na UE de “estritamente protegido” para “protegido”, harmonizando‑o com os termos da Convenção de Berna. Esta modificação, destacaram os proponentes, pretende ajustar a legislação às realidades atuais das populações de lobo sem comprometer o nível geral de defesa da espécie.

O Conselho de Ministros da UE já endossou a redação proposta pela Comissão Europeia sem qualquer emenda, pelo que, caso o Parlamento ratifique o texto, bastará a aprovação formal do Conselho para que a medida entre em vigor.

No comunicado de imprensa do Parlamento Europeu sublinha‑se ainda que “segundo a Comissão, existem mais de 20 000 lobos na Europa, e as suas populações e áreas de distribuição estão a crescer”. Ainda assim, reconhece‑se que este êxito conservacionista têm gerado tensões em algumas regiões, sobretudo junto de explorações pecuárias.

Na quinta‑feira, conhecer‑se‑á o resultado da deliberação sobre o conteúdo do texto.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.