
Faro lidera qualidade do ar em Portugal; Lisboa e Porto surgem a meio da tabela europeia
Faro, Viana do Castelo e Viseu são as cidades portuguesas com melhor qualidade do ar, segundo os dados mais recentes da Agência Europeia do Ambiente (AEA), divulgados na passada sexta-feira, 4 de julho. O relatório anual avaliou 761 cidades europeias com base nos efeitos da exposição prolongada a partículas finas (PM2.5), dióxido de azoto (NO2) e ozono (O3).
A cidade algarvia surge na 28.ª posição do ranking europeu, sendo a mais bem classificada de Portugal. Seguem-se Viana do Castelo, em 53.º lugar, e Viseu, em 58.º. Estas cidades registaram níveis reduzidos de partículas finas, com Faro a apresentar uma média de apenas 4,29 microgramas por metro cúbico (µg/m³).
Entre os principais centros urbanos do país, Coimbra aparece em 138.º lugar, Lisboa em 348.º e o Porto em 372.º, ocupando assim a última posição entre as cidades portuguesas incluídas no relatório. O Porto registou o valor mais elevado de partículas finas, com 9,52 µg/m³.
O ranking faz parte da atualização do visualizador europeu da qualidade do ar urbano, uma ferramenta interativa da AEA que permite comparar os níveis de poluição entre cidades. Esta versão mais recente introduz uma nova metodologia, que inclui três poluentes e facilita a comparação entre capitais europeias.
Estocolmo, Reiquiavique e Helsínquia são as capitais europeias com melhor qualidade do ar, e as no polo oposto, surgem Vicenza, em Itália, na 760ª posição, e Slavonski Brod (Croácia), na 761ª.