Iniciado estudo para gestão intermunicipal de águas e saneamento na região de Coimbra
água

Iniciado estudo para gestão intermunicipal de águas e saneamento na região de Coimbra

A Câmara de Coimbra anunciou esta terça-feira o início de um estudo técnico e financeiro que visa avaliar uma solução intermunicipal para a gestão de águas e saneamento para os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo e Mealhada.

Adjudicado a um consórcio composto pelas empresas Reportmaxi e Liber129, por um valor de 100 mil euros, o estudo começou a ser realizado no início de junho e tem um prazo de execução de seis meses, conforme comunicado pela Águas de Coimbra, empresa municipal que lançou o concurso, à agência Lusa.

O objetivo do estudo é avaliar a melhor solução para que os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mealhada e Miranda do Corvo possam explorar e gerir em conjunto os sistemas de abastecimento de água, saneamento, resíduos sólidos domésticos e águas pluviais.

O estudo, previsto para ser concluído até ao final do ano, é considerado complexo e envolverá a recolha de uma grande quantidade de informações junto dos municípios envolvidos, para que todos os modelos de gestão integrada sejam adequadamente avaliados.

Por sua vez, as autarquias fornecerão todas as informações necessárias para a elaboração do estudo, incluindo o cadastro de infraestruturas municipais, planos de investimento para a próxima década, dados sobre recursos humanos e salários, consumo energético associado às redes em estudo, lista de equipamentos, tarifas atuais, resultados operacionais e volume de negócios em cada área.

Os custos do estudo técnico serão divididos entre os municípios, com uma quota igual de 5% para cada um, e os 80% restantes serão distribuídos de acordo com a proporção da população de cada município nos Censos de 2021: 74,7% para Coimbra, 8,8% para Condeixa, 10,2% para Mealhada e 6,3% para Miranda do Corvo.

Os presidentes das quatro autarquias estiveram reunidos esta terça-feira para discutir o andamento do processo, cuja intenção foi anunciada em outubro de 2023.

 

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.