Lipor formaliza criação da maior comunidade energética do país
resíduos

Lipor formaliza criação da maior comunidade energética do país

Foi formalizada, esta sexta-feira,16 de maio, em Vila do Conde a criação da ENNO – Energias do Norte, uma comunidade de energia renovável promovida pela LIPOR e por várias entidades parceiras.

A ENNO conta com 28 membros fundadores, entre os quais se encontram sete dos oito municípios associados da LIPOR, outras autarquias da região Norte, empresas municipais, instituições de ensino superior e entidades públicas. O objetivo é garantir energia a preço competitivo, reduzir custos e reforçar o contributo para a neutralidade carbónica e o combate à pobreza energética.

Durante a cerimónia de constituição, o presidente do Conselho de Administração da LIPOR, José Manuel Ribeiro, destacou que o projeto vai além da partilha de eletricidade: “Com a ENNO não iremos só partilhar eletricidade, mas também daremos prioridade à conceção de um urgente programa inovador de luta contra a pobreza energética”.

A sede da comunidade ficará instalada na Casa do Corim, na Maia, um espaço sob gestão da LIPOR. O apoio técnico será assegurado pela própria LIPOR e pela Agência de Energia do Porto. A ENNO surge como exemplo de cooperação entre municípios e instituições públicas, promovendo um novo paradigma energético baseado na descentralização, sustentabilidade e responsabilidade partilhada.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.