
"Pai" dos veículos eléctricos vai a Coimbra falar sobre mobilidade
Coimbra acolhe de 28 a 30 de Outubro uma das mais importantes conferências mundiais na área dos veículos eléctricos - IEEE VPPC 2014, Vehicle Power and Propulsion Conference - que contará com a presença de Ching Chuen Chan (na foto), autoridade mundial no sector e considerado o “pai” desta tecnologia.
Além de cientista foi o presidente fundador da Associação Mundial de Veículos Elétricos e consultor de grandes fabricantes de automóveis. Teve um papel essencial, por exemplo, no desenvolvimento do E2O, carro elétrico de baixo custo da Mahindra REVA para o mercado indiano. É também o principal conselheiro no desenvolvimento de veículos de energia renovável para FAW, a maior fabricante de automóveis da China.
Ching Chuen Chan vai falar sobre o “Renascimento e Desenvolvimento Global de Veículos Elétricos”, na primeira sessão plenária da conferência, no dia 28 de Outubro, às 10h00, no Auditório do Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, abordando o estado global da arte dos veículos elétricos, as principais tecnologias e infra-estruturas.
«O amanhecer da comercialização de veículos elétricos está a chegar mas é preciso disponibilizar bons produtos a um custo acessível, boas infraestruturas que sejam eficientes e fáceis de usar e um bom modelo de negócio para vencer a barreira do custo inicial», refere o cientista.
A IEEE VPPC 2014, Vehicle Power and Propulsion Conference vai decorrer no Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Ao longo de três dias, os mais reputados académicos e profissionais da indústria automóvel, provenientes de 33 países, vão partilhar conhecimentos e discutir os avanços técnicos que podem contribuir para uma efetiva mobilidade sustentável”, informa a Universidade.
Já com vários modelos no mercado, o principal ponto fraco dos veículos elétricos é, além do preço, a sua autonomia limitada, como explica Paulo Pereirinha, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra – INESC – e responsável pela organização da Conferência.
«Embora os veículos elétricos tenham atingido bom desempenho, eficiência, qualidade, fiabilidade e atractividade comercial, ainda existem muitos desafios pela frente, como por exemplo, aumentar a autonomia e reduzir o custo dos componentes, em especial os dispositivos de armazenamento de energia», explica. O congresso está dividido por sessões plenárias e apresentações de trabalhos.
A conferência conta ainda com duas sessões promovidas pela Associação Portuguesa de Veículos Elétricos, na quarta-feira, dia 29 de Outubro. Pelas 16h30, vão ser apresentados os primeiros resultados do protocolo efectuado com o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. No âmbito deste protocolo, foram cedidos ao ministério 17 veículos eléctricos de várias marcas automóveis, para dar exemplo público da viabilidade da mobilidade elétrica.
A iniciativa engloba também uma mostra de veículos elétricos. Durante os três dias, cerca de duas dezenas de modelos (bicicletas eléctricas, Segways, motos eléctricas e automóveis de várias marcas) vão estar expostos junto ao edifício central da FCTUC.