Porto Ambiente já realizou mais de 12600 ações no âmbito de projeto de sensibilização ambiental
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Porto Ambiente já realizou mais de 12600 ações no âmbito de projeto de sensibilização ambiental

As equipas da Porto Ambiente, no âmbito do serviço de sensibilização ambiental, realizou, desde a sua criação e até aos dias de hoje, mais de 12 600 ações, incluindo 6000 visitas a estabelecimentos comerciais da cidade. Este serviço visa identificar infrações relacionadas com o incumprimento das regras de deposição e de acondicionamento dos resíduos, o abandono de resíduos na via pública, entre outras.

O objetivo destas ações centra-se na sensibilização, alertando os munícipes para as boas práticas a adotar e, quando detetadas situações de incumprimento é dada a opção de frequência de sessões de formação ambiental, ao invés da instauração automática do respetivo processo de contraordenação, esclareceu a entidade em comunicado. Estas sessões têm como principal objetivo evitar a prática de novas infrações, informando os cidadãos sobre a existência de regras em matéria de gestão de resíduos urbanos e de limpeza do espaço público, através da divulgação do Regulamento de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza do Espaço Público no Município do Porto.

“Os números são bastante expressivos e, só no primeiro semestre de 2023, foram registadas mais de 1600 ações de sensibilização, 156 horas de formação, contando com a participação de cerca de 172 formandos, de 35 estabelecimentos da cidade. Só em 2022 foram mais de 1700 ações de formação, 289 horas de formação ministradas a 387 formandos de 100 estabelecimentos. No total, desde 2021, foram ministradas mais de 820 horas a 700 formandos. Esta evolução de um modelo primordialmente sancionatório, para um modelo mais pedagógico e preventivo, tem tido resultados muito positivos na alteração de comportamentos e, consequentemente, no cumprimento do acima referido regulamento”, pode ler-se ainda no comunicado.

Fruto desta aposta o número de processos de contraordenação registou uma queda de 82% desde 2019, o que demonstra que os estabelecimentos estão mais conscientes da importância destes temas e optam pela abordagem que privilegia a formação dos seus recursos.

“Após a conclusão destas sessões, o trabalho continua através do contacto e monitorização próxima, de forma a verificar as mudanças operadas nos estabelecimentos abordados que, normalmente, resultam em melhorias significativas nos procedimentos de gestão de resíduos urbanos destes estabelecimentos.”

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