
Presidente da República assume compromisso de Portugal com energia 100% renovável até 2030
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assumiu esta quarta-feira, durante a Cimeira da Ambição Climática, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o compromisso de Portugal alcançar até 2030 a meta de 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis.
Durante o seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa realçou ainda as medidas adotadas em Portugal para combater as alterações climáticas.
Numa referência aos compromissos de Portugal, o chefe de Estado adiantou que o país vai “antecipar em quatro anos, para 2026, 80% de renováveis na produção de eletricidade e em 2030 100% de renováveis".
Na intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa na ONU, o Presidente da República pediu também “mais ambição e credibilidade no que respeita à ação climática”.
Além da antecipação de metas, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou também que Portugal vai "duplicar o investimento em ciência e tecnologia aplicadas aos mares".
ZERO aplaude compromisso de Portugal com energia 100% renovável até 2030
As medidas anunciadas pelo Presidente da República durante a Cimeira da Ambição Climática foram elogiadas pela ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável.
“Acima de tudo, a Zero aplaude o compromisso de Portugal, agora anunciado”, sublinha a associação ambientalista em comunicado, sublinhando que o compromisso para atingir 100% de eletricidade de fontes renováveis em 2030 deve ser atualizado na versão final do Plano Nacional de Energia e Clima que, na sua versão preliminar de junho deste ano, apontava para 90%”.
Em comunicado, a Zero saúda também a antecipação da neutralidade climática de 2050 para 2045.