Reafirmada confiança em Paulo Carmona como diretor-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia
energia

Reafirmada confiança em Paulo Carmona como diretor-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia

A Ministra do Ambiente e Energia confirmou a nomeação de Paulo Jorge Leal da Silva Carmona como diretor-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), agora em regime de comissão de serviço. O despacho foi publicado esta segunda-feira, 7 de julho, em Diário da República.

Paulo Carmona já exercia funções desde setembro de 2024, na sequência da saída do anterior titular, Jerónimo Cunha. A designação agora oficial resulta do procedimento concursal lançado para o cargo, no qual o nomeado foi um dos três candidatos propostos pelo júri. A escolha teve em conta, segundo o despacho, “a experiência profissional, a competência técnica, a aptidão e a formação” do responsável.

A decisão produz efeitos retroativos a 1 de julho de 2025 e insere-se no quadro legal que rege os cargos de direção superior da administração pública, nomeadamente o Estatuto do Pessoal Dirigente e o Decreto-Lei que define a orgânica da DGEG.

Com um percurso ligado aos setores da energia, finanças e gestão, Paulo Carmona foi, entre outras funções, presidente da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, CEO da Prio Bio e administrador de várias empresas. Desde 2019, lidera também o Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas.

No LinkedIn, o responsável agradeceu à ministra Maria da Graça Carvalho pela confiança, garantindo que procurará estar “à altura das difíceis, mas recompensadoras, tarefas da transição, resiliência e sustentabilidade energéticas”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.