
Toyota envia baterias híbridas para reciclagem na Europa a custo zero
A Toyota Caetano Portugal tem implementado um sistema que lhe permite enviar as baterias dos carros híbridos, sejam de hidretos metálicos de níquel ou iões de lítio, para unidades de reciclagem de baterias na Europa a custo zero recorrendo à logística inversa. Só em 2014 foram enviadas 282 baterias do mercado ibérico para reciclagem, revela ao Ambiente Online a responsável pelo Departamento de Qualidade Total, Kaizen, Ambiente e Segurança da Toyota Caetano Portugal, Cláudia Pereira.
Em Portugal não existem opções de reciclagem de bateiras de lítio, usadas nos veículos eléctricos, como o Ambiente Online noticiou, mas a Toyota consegue assim reencaminhar sem custos as baterias para reciclagem assegurando que é este o destino final da maioria das baterias dos híbridos da marca.
“O encaminhamento destas baterias para unidades de reciclagem na Europa apresenta um custo neutro pois aproveita o circuito logístico já em funcionamento com a Toyota Europa para o abastecimento de peças a Portugal”, explica fonte oficial da empresa.
A Toyota Caetano Portugal, em parceria com a Toyota Motor Europe (TME), definiu os canais de abastecimento de baterias de veículos híbridos para reciclagem através da sua rede de concessionários e também através dos operadores independentes de tratamento de veículos em fim de vida. “Para tal muito tem contribuído a parceria da Toyota Portugal com a Valorcar e a sua Rede de Centros de Recolha Selectiva e Tratamento de Veículos em Fim de Vida”, sublinha Cláudia Pereira.
As baterias de hidretos metálicos de níquel são recicladas na organização francesa SNAM (Société Nouvelle d´affinage des Métaux). Já as baterias de iões de lítio são recicladas na empresa belga Umicore NV. Esta opção deve-se principalmente ao facto destas empresas usarem tecnologia adequada para garantir a reciclagem das baterias de acordo com as exigências da Toyota.
As baterias de veículos híbridos Toyota e Lexus que chegam aos centros Rede Valorcar, podem assim ser enviadas para estas empresas através de processo logístico invertido da Toyota Logistics. Este sistema arrancou em 2011 para as baterias de hidretos metálicos de níquel e em 2012 para as baterias de iões de lítio.
As restantes baterias entram no fluxo de gestão de resíduos da Toyota Caetano Portugal e concessionários de acordo com a legislação nacional em vigor.
Ao nível europeu a Toyota recupera 91 por cento das suas baterias híbridas através do mesmo sistema, mas está a ampliar os canais de abastecimento com vista a chegar aos 100 por cento.
Para alcançar este objectivo a Toyota prorrogou os acordos de reciclagem de baterias, até 31 Março de 2018, com a instituição francesa SNAM e com a organização Belga Umicore NV, responsáveis, respectivamente, pela recuperação e reciclagem sustentável de baterias de hidretos metálicos níquel (instaladas no Prius, Auris Híbrido, Auris Híbrido Touring Sports, Yaris híbrido e todos os híbridos da Lexus) e de Iões de Lítio (instaladas no Toyota Prius+ e Prius Plug-in) na Europa.
As baterias dos veículos híbridos são desenvolvidas para durar mais do que a vida útil do automóvel. Por essa razão as baterias são recuperadas apenas no fim da vida do veículo ou em caso de acidente, explica a marca. Os concessionários Toyota e Lexus recebem uma nova bateria híbrida em troca da usada, o que explica a taxa média de recolha de 91 por cento. Desde 2000 cerca de 850 mil veículos híbridos Toyota e Lexus foram comercializados na Europa.
Ana Santiago