ZERO contra apoios do Governo a automóveis híbridos plug-in
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ZERO contra apoios do Governo a automóveis híbridos plug-in

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável defendeu esta quarta-feira que os automóveis híbridos ‘plug-in’ não deviam ter apoios do Governo, porque não respeitam os critérios necessários, ao contrário do que indicam os fabricantes.

Em comunicado, a associação ambientalista fundamenta a sua opinião com um “novo estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente” que indica que os “híbridos ‘plug-in’ apresentam emissões muito superiores às publicadas pelas marcas e saem mais caros aos condutores do que os 100% elétricos”.

Estudos anteriores da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, organização que a ZERO integra, mostraram resultados semelhantes, indicando que este tipo de automóveis está “longe de ser uma alternativa ambientalmente aceitável aos carros 100% a combustão”.

“Em 2020, um desses estudos, com automóveis SUV híbridos ‘plug-in’, revelou que as emissões destes veículos estavam muito próximas das dum veículo puramente a combustão”, adianta a associação.

Precisa que o novo trabalho incide sobre “três outros modelos de automóveis híbridos ‘plug-in’, um BMW série 3, um Peugeot 308 e um Renault Megane, analisando as suas emissões em diferentes situações de condução e comparando o seu custo total de aquisição, utilização e manutenção com equivalentes 100% elétricos”.

As emissões mais baixas destes veículos em relação aos de combustão clássica valem-lhes subsídios do Estado em Portugal, que podem representar um desconto de 75% no Imposto Sobre Veículos (ISV) se cumprirem determinados critérios.

“Mas o (novo) estudo demonstra que, na prática, estes parâmetros estão longe de serem cumpridos, pelo que a ZERO entende que o Governo deveria retirar os apoios a este tipo de automóveis, os quais ascendem a vários milhões de euros por ano”.

Por outro lado, a associação ambientalista considera ser positivo o facto de as vendas dos veículos 100% elétricos terem ultrapassado a dos híbridos ‘plug-in', “mas insuficiente para cumprir os objetivos da descarbonização”.

Para a ZERO, “o transporte público, a mobilidade em modos suaves, como a bicicleta, e a mobilidade pedonal são os pilares fundamentais da mobilidade sustentável”.

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