Confira o programa detalhado das Conferências sobre BIORRESÍDUOS, RECICLAGEM&VALORIZAÇÃO E GASES RENOVÁVEIS
BIORRESÍDUOS, RECICLAGEM&VALORIZAÇÃO e GASES RENOVÁVEIS são três conferências centradas em aspetos decisivos, específicos e técnicos, dos biorresíduos, da reciclagem e dos gases renováveis que o Jornal Água&Ambiente vai organizar, em Santa Maria da Feira, nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho. Hoje, revelamos os programas detalhados.
Trata-se de três conferências, três temas, que encerram enormes desafios ambientais nacionais.
CONFERÊNCIA BIORRESÍDUOS
O setor nacional dos resíduos tem pela frente o grande desafio de transformar os biorresíduos em resíduo limpo, que decorre da obrigatoriedade de os passar a recolher seletivamente.
Um desafio com muitas implicações que serão debatidas na Conferência Biorresíduos.
Temas como a comunicação, modelos de recolha mais apropriados, a importância de garantir a monotorização e a transparência em todo o processo de gestão ou as expetativas dos destinatários e utilizadores do recurso produzido vão estar em debate.
CONFERÊNCIA RECICLAGEM&VALORIZAÇÃO
Na última década, a União Europeia colocou na agenda a necessidade de os Estado-Membros fazerem a transição para a economia circular. Impõe-se acelerar a transição para um modelo de sociedade que permita dissociar o crescimento económico da utilização intensiva de recursos, e a utilização de matérias-primas secundárias é o caminho. Por isso, é tão importante reciclar.
Como pode a Indústria Recicladora contribuir para a valorização e recuperação de materiais?
Como incrementar a articulação entre Entidades Gestoras, Municípios e a Indústria Recicladora?
Que papel acrescido podem ter as Entidades Gestoras na reciclagem?
Qual o contributo que os municípios devem ter na reciclagem?
Quais são os grandes obstáculos e oportunidades para a Indústria Recicladora?
As respostas a estas perguntas estarão no centro do debate na Conferência Reciclagem&Valorização.
CONFERÊNCIA GASES RENOVÁVEIS
Os gases renováveis têm o potencial de reduzir drasticamente a dependência energética do país do exterior e de contribuir para a redução de emissões, contribundo decisivamente para o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
A Conferência Gases Renováveis fará a fotografia do setor, hoje, e promoverá o debate das questões essenciais que urgem solução para que os gases renováveis se desenvolvam como vetor energético.
Questões como o financiamento dos projetos, a operacionalidade da injeção de H2 nas redes de gás natural ou a aplicabilidade do biometano na mobilidade são alguns temas que suscitarão muito interesse. Uma oportunidade a não perder.