Rui Abreu

Rui Manuel Baptista de Abreu, natural de Angola, formou-se em Engenharia Civil – Ramo de Hidráulica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
Exerce funções de Diretor Delegado nos SIMAR de Loures e Odivelas, cargo que ocupa desde 2014, entidade a onde regressa volvidos vinte e cinco anos dedicado a projetos no sector privado.
Iniciou a vida profissional como Engenheiro Civil em 1984, na Câmara Municipal de Torres Vedras, autarquia que viria a deixar após dois anos, para vir a exercer funções nos então designados Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Concelhos de Loures – SMAS de Loures. Aqui ascendeu a Chefe de Divisão de Águas, em regime de comissão de serviço, tendo deixado estas funções em 1991 para passar a desempenhar funções na Betão Liz SA (Grupo Cimpor), com funções de Diretor Técnico- Comercial.
Em 2001 inicia a sua colaboração na empresa LENA Engenharia e Construções SA (Grupo Lena), desenvolvendo funções de direção nas empresas do grupo.
Da sua intervenção nas empresas do ramo da construção, teve a oportunidade de desenvolver ao longo de mais de duas décadas, projetos não só em Portugal mas também em Moçambique, Egito, Marrocos, Roménia, Bulgária e Senegal.
Na actividade desenvolvida em Portugal de destacar a participação na construção de obras de referência, como seja, Metropolitano de Lisboa no troço Chelas/Oriente, ETAR de Frielas - Loures, Marina de Cascais, Marina da EXPO – Lisboa e Viadutos do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa, Viadutos Ferroviário do acesso Norte da Ponte 25 de Abril na  Av.  de Ceuta, e, em Marrocos, na construção do troço de Autoestrada com  a extensão de 34 km entre Fez e Oujda.