Notícias

Em Portugal, a reciclagem aumenta 15% nos primeiros quatro meses de 2013

Nos primeiros quatro meses de 2013 foram recicladas mais de 25 596 toneladas de resíduos urbanos que em igual período do ano passado. (saiba mais)

 
 

A Arte de Recuperar

A equipa da rubrica Marcas Verdes foi à procura de empresas que através de processos industriais inovadores, hoje, já conseguem dar uma resposta útil aos milhares de toneladas de resíduos de plástico e cartão que todos os anos são lançados para os ecopontos - Extruplás e Cemopol.

Falamos de duas empresas que se posicionam em mercados diferentes. A Extruplás é atualmente a única indústria em Portugal especializada em transformar os restos de pacotes de batata frita ou as embalagens plásticas usadas em soluções inovadoras e competitivas no segmento do mobiliário urbano.

Já a Cemopol, orgulha-se de ser a primeira e a única fábrica portuguesa que dá aos desperdícios de cartão uma nova forma e vida entrando no circuito do grande consumo como caixas de ovos. Produtos que regressam assim à natureza sem a prejudicar através de uma verdadeira arte de recuperar.

 
 

 

Revisão do PERSU promove partilha de infraestruturas

 

O cumprimento das metas comunitárias de desvio de resíduos biodegradáveis de aterro e de aumento da reciclagem são os principais desafios para o período 2014-2020. O secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Paulo Lemos, está ainda a estudar a possibilidade de fixar metas por sistema e de beneficiar financeiramente quem mais contribui para cumprir as metas.

 

in jornal água&ambiente, Maio 2013

 

http://aguaeambiente.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=1738

 

 

 
 

A Reciclagem de Metais

A reciclagem dos metais permite reduzir a exploração mineira e diminuir a deposição de resíduos muitas vezes prejudiciais ao ambiente, disse Helena Soares, especialista da FEUP em reciclagem selectiva de materiais. O vídeo pode ser visto aqui.

 

 

Você sabia que:

  • Em 2012, 847.2 kg dos materiais de um veículo em fim de vida foram enviados para reutilização/reciclagem. (saiba mais)
  • Em Portugal recolhe-se a totalidade dos pneus usados sendo que em 2012 a taxa de reciclagem foi de 81,6%. (saiba mais)
  • A totalidade embalagens de produtos agrotóxicos recolhidas, mais de 80% das quais constituídas por plásticos e derivados, foram encaminhadas para valorização por reciclagem. (saiba mais)
  • Em 2011, reciclou-se 82% dos óleos lubrificantes recolhidos e não regenerados. (saiba mais)