15.º Fórum Resíduos: Antecipamos os debates PERSU 2030 e Apoios ao Investimento

O arranque do 15.º Fórum Resíduos é marcado pelo debate sobre a estratégia definida no PERSU 2030 para cumprir as ambiciosas metas de reciclagem e desvio de aterro que o País tem pela frente.

 

Em foco neste painel, que se realiza no próximo dia 10 de novembro, estarão as prioridades do novo plano estratégico, mas também os investimentos necessários para atingir os objetivos traçados pela União Europeia, numa altura em que “estamos provavelmente perante a última fase de fundos comunitários a sério para acabar de estruturar o setor dos resíduos e, em particular, o setor dos resíduos sólidos urbanos”, recorda José Eduardo Martins, sócio da Abreu Advogados. O painel abre com Graça Martinho, Coordenadora da Comissão de Acompanhamento do PERSU 2030 e Professora da FCT-UNL.

 

A decorrer no mesmo dia, o painel “Apoios ao Investimento” será o palco de eleição para conhecer os meios financeiros que serão colocados à disposição do setor para realizar os investimentos necessários ao cumprimento das metas de gestão de resíduos e à melhoria da eficiência.

 

Este painel conta com a informação privilegiada da Missão Recuperar Portugal (PRR), da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, e do Fundo Ambiental. O setor ficará, assim, a conhecer as prioridades de financiamento que serão consideradas no próximo quadro comunitário, bem como as fontes de financiamento necessárias para os desafios da década.

 

O  Forúm Energia, o Fórum Resíduos e a Expo Conferência da Água decorrem de 08 a 15 de novembro no hotel Sana Malhoa, em Lisboa. As iniciativas Água&Ambiente regressam assim em versão presencial, naquela que será “Uma Semana de Ambiente”.