Apresentação

O Setor dos Resíduos brasileiro atravessa um momento ímpar. A Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece princípios, objetivos, diretrizes, metas e ações importantes visando ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

 

Nas últimas décadas, Portugal teve uma evolução muito importante no setor dos resíduos impulsionada pela sua entrada na Comunidade Europeia: encerrou os lixões, implementou uma rede excecional de coleta seletiva e um sem número de infraestruturas que permitem o gerenciamento de todo o tipo de resíduos, sendo hoje em dia autossuficiente. É um caso de sucesso na Comunidade Europeia, que o Brasil precisa de conhecer! Portugal definiu prioridades,desenhou o modelo de governância do setor, definiu a organização territorial, estabeleceu a regulação de forma exemplar.

 

Com este exemplo bem vivo, o Grupo About Media promove, no Rio de Janeiro, o Seminário Brasil: a Hora dos Resíduos! Olhar o Gerenciamento Integrado na Europa através de Portugal!

 

Durante 3 dias únicos e irrepetíveis, irá falar-se do bom exemplo português e como Portugal providenciou o gerenciamento integrado de:

• resíduos sólidos urbanos,

• resíduos industriais,

• resíduos de serviços de saúde e

• resíduos da construção civil.

 

Venha partilhar informação, conhecimento, experiências e muitas oportunidades.