Resíduos de Construção e Demolição (Resíduos da Construção Civil)
A sustentabilidade na construção civil é um tema de extrema importância, já que a indústria da construção causa um grande impacto ambiental ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Esta inclui ocupação de terras, extração de matérias-primas, produção e transporte de materiais, construção de edifícios e geração e disposição de resíduos.
PAINEL 4 - RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: MOMENTO OPORTUNO PARA NEGÓCIOS SOCIAIS E SUSTENTÁVEIS (EXPANDIR A GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA E GERAÇÃO DE VALOR PARA O AMBIENTE)
• Classificação e Triagem
• O valor positivo dos Resíduos de Construção Civil: Reutilização e Reciclagem
• Demolir não, desconstruir sim
Resíduos de Serviço de Saúde: minimização e segregação, tecnologias alternativas
O descarte de resíduos de serviços de saúde (RSS) causa impacto no meio ambiente e no ser humano - Deve seguir normas para seu gerenciamento correto.
Como planear o gerenciamento? Quais as normas para minimizar a produção e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde é um documento norteador das etapas do gerenciamento que deve ser elaborado de acordo com as características e volume dos resíduos gerados.
PAINEL 5 - GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE VISANDO A MELHORIA DO AMBIENTE E DA SAÚDE PÚBLICA
• Tratamento e Eliminação
• Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde
Resíduos Industriais: promoção e desenvolvimento das opções de reutilização e reciclagem, garantindo um nível elevado de proteção da saúde e do ambiente
As atividades industriais abrangem processamento de alimentos, mineração, produção petroquímica e de plástico, metais e produtos químicos, papel e celulose, e a manufatura de bens de consumo.
Importa nesta diversidade tipificar o resíduo e selecionar a melhor opção de tratamento.
PAINEL 6 - A IMPORTÂNCIA DO INVENTÁRIO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS, CLASSIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO PARA DESTINO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADO