Capa

Critérios exigentes afunilam acesso a fundos europeus

O Governo quer dinheiro a circular na economia já em Junho, mas não a qualquer custo. Os critérios de acesso aos fundos comunitários são mais exigentes o que obriga a um maior rigor na hora de investir, mas também pode fazer com que alguns projectos não avancem, pelo menos para já.  
Editorial

Editorial | Fernando Santana

“Espera-se assim que, em 2020, esses impactes do plano possam ter concretizado as actuais expectativas e que a tal oportunidade não se tenha reduzido a meros investimentos com pouco retorno, especialmente em termos ambientais”
Destaque

Para além do sol e do vento

Depois de, no ano passado, ter atingido um valor recorde de produção de electricidade através de fontes renováveis, com 62,7 por cento do total de energia eléctrica consumida, Portugal prepara-se para ser um país ainda mais “renovável” com os financiamentos do novo PO SEUR.
Entrevista

Jorge Borges de Araújo: “O risco não pode estar todo do lado da empresa de serviços de energia”

As regras de acesso a fundos comunitários podem estar a ser “demasiado optimistas” no que toca ao desenvolvimento de projectos com base em contratos de desempenho energético, alerta o presidente da APESE - Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia.   
Atualidade

Vencedores dos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos serão anunciados no 9º Fórum Nacional de Resíduos

A entrega dos galardões, na vertente de resíduos, realiza-se pela primeira vez, este ano, no âmbito do Fórum Nacional de Resíduos. A cerimónia está agendada para o próximo dia 23 de Abril em Lisboa.
Análise

Valorsul cobra TGR mais baixa sem validação da APA

Os municípios são quem está já a beneficiar da nova classificação da incineradora da Valorsul, ao pagarem menos de metade da TGR a que estavam sujeitos. A Agência Portuguesa do Ambiente é que ainda não deu o processo por concluído.
1 de 2