Maria João Benoliel

Maria João Araújo Gouveia Benoliel tem Licenciatura em Engenharia Química Industrial (1972), pelo Instituto Superior Técnico, e Pós Graduação Curso Geral de Gestão, Nova Forum.

 

Posui experiência em actividades de investigação e desenvolvimento no domínio do ambiente aquático, nomeadamente estuários, zonas costeiras, águas naturais doces superficiais e subterrâneas e água para consumo humano, nomeadamente: Experiência de realização de análises de amostras de água envolvendo métodos electrométricos, espectrométricos de visível, ultravioleta, infravermelhos e absorção atómica e de cromatografia gasosa; Experiência em processos de tratamento de água para consumo humano; Desenvolvimento de métodos de análise de compostos orgânicos (pesticidas organoclorados e organofosforados, policlorobifenilos, clorofenóis, clorobenzenos, trihalometanos) por cromatografia gasosa e cromatografia gasosa/espectrometria de massa em amostras de água, sedimentos e organismos vivos; Participação no planeamento e execução de programas de estudos de poluição e coordenação de estudos de vigilância da qualidade da água e de diversos projectos de I&D, financiados pela Comissão Europeia, nomeadamente:  “Ciclos biogeoquímicos na Ria Formosa”;  “Micropoluentes Orgânicos no Estuário do Sado”; “Preparação de Material de Referência Certificado- Macroelementos em Água subterrânea”; “Selecção de método de amostragem de água para análise de chumbo na torneira do consumidor” e “Testes a materiais em contacto com a água”.

 

Trabalha na Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. desde 1991, desempenhando desde 1998, as funções de Diretora da Direção de Laboratórios e de Controlo da Qualidade da Água, destacando-se: Responsável pelo Controlo da Qualidade da água em todo o Sistema de Abastecimento da EPAL, desde as origens de água à torneira do consumidor; Responsável desde julho de 2015 pelo Controlo da qualidade da água e de águas residuais nos sistemas de saneamento e abastecimento da empresa Águas de Vale do Tejo; Cordenação do Plano de Segurança da EPAL no sistema de abastecimento da EPAL, concluido em 2009  e do Plano de Segurança da Água no sistema de abastecimento da empresa Águas de Vale do Tejo.

 

Representante da EPAL em diversas Comissões Técnicas nacionais e internacionais, sendo de referir: Cordenadora da Comissão Especializada da Qualidade da Água, da APDA, no período de 2005 a 2016 e atualmente membro da Comissão. Presidente da Comissão Sectorial para a Água, do Instituto Português da Qualidade. Membro nacional na Comissão da Qualidade da Água da EUREAU (Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Água e Águas Residuais).

 

Autora e co-autora de diversas publicações e comunicações.

 

Participação em diversos projetos de I&D a nível nacional e europeu.

 

Coperação com diversas Faculdades em estudos de I&D de suporte a Teses de Mestrado e Teses de Doutoramente, nomeadamente Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Medicina da Faculdade de Lisboa, Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica.

 

Colaboração com a FCUL  iniciada em 1998 e tem vindo a ser efectuada de forma quase ininterrupta desde esta data com grande sucesso, através da implementação e validação de diversos métodos de ensaio, que posteriormente foram submetidos ao processo de acreditação pelo IPAC. No período de 2017/2018, decorrem os seguintes estágios de mestrado em Química Tecnológica da Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa: Implementação e validação de métodos de ensaio para monitorização de compostos orgânicos em águas superficiais usando amostradores passivos. Implementação e validação de métodos de ensaio para monitorização de pesticidas por SPE-UPLC-MS/MS. Implementação e validação de um método de ensaio em ICP-OES, para determinação de metais totais e dissolvidos em amostras de água.

 

Membro do Comité de Programa do Congresso Mundial da Água da IWA nos anos 2016 e 2018.