EMAC de Cascais ganhou Prémio de Qualidade dos Serviços na Gestão de Resíduos Urbanos
ambiente

EMAC de Cascais ganhou Prémio de Qualidade dos Serviços na Gestão de Resíduos Urbanos

A EMAC - Empresa de Ambiente de Cascais ganhou o Prémio de Qualidade dos Serviços na Gestão de Resíduos Urbanos 2014. A cerimónia de entrega dos galardões, na vertente de resíduos, realizou-se pela primeira vez, este ano, no âmbito do 9º Fórum Nacional de Resíduos, na tarde desta quinta-feira, 23 de Abril, no Sana Malhoa, em Lisboa. A Câmara Municipal de Lousada e a EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão estavam também nomeadas para este prémio.

"Para nós Cascais Ambiente, no âmbito de 10 anos de actividade, o prémio é um estímulo para continuar a fazer mais e melhor sempre com menos disponibilidade financeira", realçou o presidente do Conselho de Administração, Nuno Piteira Lopes, que recebeu o prémio (ao centro na foto). 

A EMAC destacou-se, segundo o júri, não só por cumprir os critérios de atribuição do selo de qualidade do serviço e apresentar bom desempenho em termos de acessibilidade do serviço aos utilizadores, produtividade física dos recursos humanos e sustentabilidade infraestrutural, mas também por assegurar a “reciclagem de resíduos de embalagem acima da meta estipulada para o sistema, pela recuperação de gastos adequada à prestação do serviço, sem comprometer a acessibilidade económica deste, e pela utilização adequada dos recursos energéticos”.

“A boa fiabilidade dos dados reportados, o facto de ser uma entidade certificada em qualidade e a estabilidade na prestação do serviço global são outros aspectos a realçar”, acrescenta o júri.

  

Nesta edição, a selecção das entidades nomeadas e premiadas foi realizada por um júri constituído por Jaime Melo Baptista, representante da ERSAR (que presidiu); José Manita Vaz, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA); Graça Lopes, representante da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB); Luís Mesquita David, da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH); Maria João Rosa, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC); e Joana Filipe, do Jornal Água&Ambiente (A&A).

Os Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos resultam de uma parceria estabelecida em 2006 entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR, então IRAR) e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da APDA, APESB, APRH e LNEC.

Na oitava edição dos prémios, o Director-Geral do Grupo About Media, João Belo, agradeceu ao anterior presidente da ERSAR, Jaime Melo Baptista, que deixou essa funções há uma semana, todo o empenho considerando-o o "pai" dos prémios, já que foi a este responsável que lançou o desafio de dinamizar esta iniciativa há nove anos. 

"Acreditamos que estes prémios são um incentivo ao trabalho de todos os profissionais que têm o nobre papel de trabalhar neste sector", afirmou.

A iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, através da divulgação de casos portugueses de excelência.

   

Para o ano de 2014 foram consideradas automaticamente elegíveis para a atribuição dos prémios e selos de qualidade, na vertente de resíduos, todas as entidades prestadoras de serviços gestão de resíduos urbanos que foram objecto de regulação pela ERSAR e que tenham participado na avaliação da qualidade de serviço no último ano de avaliação regulatória (2012). 

A minimização da deposição de resíduos em aterro foi o tema livre escolhido para esta edição dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos e o prémio foi coube à Lipor. 

Este ano foram também entregues pela primeira vez os selos de “Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos”, tendo sido distinguidas 14 entidades gestoras.

O 9º Fórum Nacional de Resíduos, organizado pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do grupo About Media, arrancou ontem, quarta-feira, e prolongou-se até esta quinta-feira, 23 de Abril.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.