
Lipor distinguida com o prémio de minimização de deposição em aterro
O galardão de minimização de deposição de resíduos em aterro, o tema livre escolhido para a edição dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2014, foi entregue à Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. A cerimónia de entrega dos galardões, na vertente de resíduos, realizou-se pela primeira vez, este ano, no âmbito do 9º Fórum Nacional de Resíduos, na tarde desta quinta-feira, 23 de Abril, no Sana Malhoa, em Lisboa.
A Resiestrela – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos e a Valnor – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos eram as outras entidades nomeadas para esta distinção.
“Este prémio é um forte incentivo para que quer a Lipor, quer as câmaras associadas, consigam continuar o movimento de melhoria contínua para atingir os objectivos, nomeadamente as metas que estão definidas no PERSU 2020 [Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos]”, referiu o administrador delegado da Lipor, Fernando Leite (na foto a receber o prémio).
De acordo com o júri, a Lipor foi nomeada pela “evolução muito positiva no desvio de resíduos para aterro, que resultou em 2012 numa deposição mínima”. “Estes resultados não são certamente alheios a uma estratégia integrada e consistente de valorização multimaterial, orgânica e energética, e ao esforço desenvolvido em campanhas de sensibilização de recolhas selectivas e de reciclagem”, esclarece o júri.
A atribuição deste galardão visa “premiar uma entidade, de entre todas as entidades prestadoras de serviços de gestão de resíduos urbanos, que tenha revelado um elevado nível de minimização da deposição de resíduos em aterro”.
A selecção das entidades nomeadas e premiadas foi realizada por um júri constituído por Jaime Melo Baptista, representante da ERSAR (que presidiu); José Manita Vaz, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA); Graça Lopes, representante da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB); Luís Mesquita David, da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH); Maria João Rosa, do Laboratório Nacional de Engenhara Civil (LNEC); e Joana Filipe, do Jornal Água&Ambiente (A&A).
Os Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos resultam de uma parceria estabelecida em 2006 entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR, então IRAR) e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da APDA, APESB, APRH e LNEC.
Na mesma cerimónia a EMAC recebeu o Prémio de Qualidade dos Serviços na Gestão de Resíduos Urbanos 2014. Este ano foram também entregues pela primeira vez os selos de “Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos”, tendo sido distinguidas 14 entidades gestoras.
Na oitava edição dos prémios, o Director-Geral do Grupo About Media, João Belo, agradeceu ao anterior presidente da ERSAR, Jaime Melo Baptista, que deixou essa funções há uma semana, todo o empenho considerando-o o "pai" dos prémios, já que foi a este responsável que lançou o desafio de dinamizar esta iniciativa há nove anos.
"Acreditamos que estes prémios são um incentivo ao trabalho de todos os profissionais que têm o nobre papel de trabalhar neste sector", afirmou.
O 9º Fórum Nacional de Resíduos, organizado pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do grupo About Media, arrancou ontem, quarta-feira, e prolongou-se até esta quinta-feira, 23 de Abril.